Curiosidades sobre o Hikidemono (embrulho) e kinpuu (envelope)
Hikidemono é uma espécie de lenço ou papel nas cores branco e vermelho, onde são embrulhados os presentes dados em cerimônias, especialmente casamento. Existem mais de 500 dobras diferentes e são enfeitados com Mizuhiki.
Dependendo da situação ou da importância da ocasião, as pessoas dão além do presente, um envelope com uma decoração especial, chamado kinpū, onde além da assinatura e uma mensagem, também vai recheado de Okane (dinheiro).
Na tradição japonesa, quando você ganha um Hikidemono, você não deve abrir na frente da pessoa que lhe deu, pois isso é considerado desrespeito e falta de educação. Assim como também não deve dar presentes cuja quantidade seja um número par, especialmente “quatro”, porque o número “4” (shi) é sinônimo de “morte”.
Os envelopes kinpū, podem ser de vários tipos: “Noshibukuro” ou “Shugi bukuro“, são para casamento ou nascimento e fushūgibukuro ou kōdenbukuro são para ocasiões como funerais.
Dentro dessas categorias, há diferentes tipos para diferentes usos, inclusive para celebrar uma nova casa ( shinchiku Iwai ) ou então para celebrar a chegada de um novo bebê ( Shussan Iwai).
Na verdade, os envelopes podem ser usados para diversas finalidades e não apenas em cerimônias ou ocasiões especiais.
Ele pode ser entregue a alguém para qual devemos algum favor, para pagar honorários à alguém por algum serviço ou para recompensar alguém que anteriormente nos tenha ajudado de alguma forma.
Colocar o dinheiro dentro do envelope antes de entregá-lo ao invés de simplesmente entregar o dinheiro nas mãos da pessoa, é um costume japonês, uma tradição para trazer mais beleza e arte a essa ação que desperta tanta generosidade.
Como existe um envelope típico para cada situação, devemos ter o maior cuidado na hora de comprá-lo para evitar cometer uma gafe. Imagina você comprar um envelope de funeral para entregar em uma cerimonia de casamento?! :shock:
Para definir o significado de cada envelope e para qual situação ele é destinado, devemos observar o laço, arte ou desenho feito com o Mizuhiki, que são cordões bem finos feitos com papel washi e que são a característica principal desses envelopes feitos e decorados na maioria das vezes de forma artesanal.
As cores dos fios em diferentes contextos: o ouro e a prata para o casamento, branco e vermelho para outras ocasiões felizes, branco e preto ou prata para as cerimônias de condolências. Como amarrar os cordões também é uma arte que permite distinções sutis e com significado muito importante:
Hana musubi (Primeiro laço): Quando o envelope tem apenas um laço significa que pode ser facilmente desatado e é indicado para ser entregue em nascimentos ou quando uma criança é admitida em uma nova escola, pois são coisas que se deseja que ocorra novamente.
Musubi kiri (Segundo laço): Quando o envelope tem 2 laços, sendo que o segundo nó não pode ser desatado é indicado para casamentos e funerais, pois são coisas que queremos que não ocorram novamente.
Awaji musubi (Terceiro laço): Significa desejo de um bom e longo relacionamento, utilizado tanto para eventos felizes quanto tristes.
Tem ainda um envelope japonês chamado Noshibukuro, que é específico para ser entregue em funerais. Esse é dado à família do falecido(a) como forma de ajudar nos gastos com a cerimônia e cremação.
Email: corporativo
Email: reidovudu@reidovudu.com.br
www.reidovudu.com.br
www.reidovudu.com
Telefone 0xx(34)99150-2401 CASO DE URGÊNCIA
Telefone Fixo do Templo 0xx(34)3662-3812
Login
Senha